Nome*
Email*
(Não será mostrado)
Error Message

  
Tem a certeza que quer eliminar este comentário?SIM Cancelar
Guardar alterações Cancelar
Deixar um comentário
Os comentários estão activos para este voo
Este é o link RSS para os comentários deste voo
Copie e cole no seu leitor de RSS
Traduzir para
Subi de seguida à descolagem onde comi uma sandocha antes de preparar o material. Face à previsão levei duas asas, a USport2 (75-95kg) e a pequena U4 Roq Mod. A previsão de vento e o desconhecimento do estado da estrada de descida até ao vale exigiam alguma cautela e optei por isso pela asa mais pequena que daria sempre uma margem maior de velocidade para o top-landing. Live ligado e testado previamente por telefone momentos antes da descolagem, localizador/backup ligado e testado, radio e telemóvel carregados, bateria backup carregada, barras energéticas e 3 litros de água de lastro por baixo do assento.
 
Descolagem sem problemas mas a deixar um fio partido do bordo de fuga, nada de grave excepto a chatice. Não que o piso esteja muito diferente do que sempre foi, pois o problema continua a ser a natureza áspera e seca da vegetação que permanece rasteira mas cujas raízes sêcas continuam a ameaçar agarrar fio! 
 
Dado que o incidente não afetava o comportamento da U4 continuei a voar para constatar que as minhas cautelas relativamente à velocidade do vento não justificavam o 3 kgs de lastro que carregava. Durante 6 minutos tive de rapar junto à crista para não correr o risco de aterrar prematuramente na vale e conseguir o top-landing. Retirei o lastro que teria permitido voar com a Aircross, caso tivesse saído com ela... o tempo frio e o vento a bater nos pinheiros induziu-me a ideia de que estaria mais forte do que realmente estava e a ausência de actividade térmica substancial fazia naturalmente com que o voo mais dinâmico do que termodinâmico necessitá-se de uma intensidade maior, afinal de contas estamos em Dezembro...
 
A partir daí, com o vento a aumentar um pouco, estabilizando a partir da meia hora de voo, foi aproveitar a tarde, sem stress, fazer uns valentes wagas e curtir nas poucas oportunidades que temos tido ultimamente para esticar o "panal"! Top landing sem problemas a aproveitar um dos momentos de quebra que se iam sucedendo a um ritmo previsivel e simpático e bota para casa depois de lanchar.
 
INFORMAÇÕES úteis para quem lá quiser ir ou retornar:
A estrada de acesso foi arranjada, o estradão foi compactado com alcatrão e o acesso é possivel mesmo para as viaturas mais baixas. A vantagem é que este renovado acesso ao baloiço que está ao lado da descolagem tornou o sitio menos isolado. Durante a tarde foram algumas as pessoas que alí acorreram para tirar umas fotos no baloiço ou simplesmente passear;
A descolagem está razoável e existe a possibilidade de aterrar na zona da antiga aterragem oficial;
Não tive ocasião de inspecionar a descida pela encosta sul até ao vale mas do ar pareceu-me em boas condições;
O parque de merendas tem tido manuntenção e continua capaz de receber uma multidão.
 
Bons voos,
Daniel FF
PortugalDanielFolhas @ 2022-12-20 00:26:40 GMT Linguagem Traduzir   
Responder